Redes sociais

domingo, 15 de outubro de 2017

Cabanha Diamantina é ganhadora da etapa do II Circuito Nacional da Raça Jersey

A exposição na pista e o olhar criterioso e destalhista do jurado para escolha do melhor animal a partir dos critérios estabelecidos, contemplou o público com um verdadeiro show de beleza, qualidade dos animais, genética e produção durante a 20ª Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI – 50 ANOS). Esse Julgamento fez parte da 4ª etapa Neogen do II Circuito Nacional da Raça Jersey.
Chapecó foi o cenário escolhido a receber, pela primeira vez, duas etapas nacionais dos Circuitos das raças Holandesa e Jersey. A posição de único Estado Brasileiro a receber o evento fez juz pela avaliação positiva dos juízes e a expressividade dos animais nas aproximadamente 16 características de avaliação.
“Essa mostragem é o resultado do excelente trabalho que os porodutores fazem em seus rebanhos buscando o que tem de melhor em tecnologia, inseminação artificial e in vitro, qualidade da alimentação e sanidade do rebanho. A feira coroa esse trabalho que é feito diuturnamente. Além de oportunizar a troca de informações e experiência entre os produtores que buscam cada vez mais melhorar o seu rebanho tornando mais econômico e rentável,” disse o jurado oficial da raça Jersey e médico-veterinário gaúcho Edson Luis Kurtz ao destacar entre as avaliações a funcionalidade da raça, produção leiteira, reprodução e longevidade.
            A Cabanha Diamantina, de Irani, de propriedade do secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina e pecuarista Moacir Sopelsa e seu irmão Victor Sopelsa, foi o estabelecimento rural mais premiado na Efapi 2017 que encerrou neste fim de semana. Ele conquistou o título de campeã do julgamento dos animais adultos e de grande campeã do julgamento dos animais jovens, ambos da raça Jersey e atribuiu o resultado a dedicação de algumas décadas. “É um trabalho feito pela família que vem sendo melhorado. Quem toma conta e vive o dia a dia é o meu irmão, Vitor e esse destaque é coroado de êxito,” disse acrescentando que mesmo diante do momento difícil, com preço do leite em baixa, a Efapi demonstrou a “dedicação que os produtores têm, a qualidade do material genético de Santa Catarina e a força do grande Oeste”.
            Além da produção leiteira com aproximadamente 130 animais, a propriedade de Sopelsa conta com ovinocultura, caprinocultura e suinocultura com uma granja integrada de cinco mil suínos. A tecnologia que chegou ao campo não é mais novidade concorda o secretário e diz que o agricultor tem na propriedade uma indústria. “Ele tem informações, conhece, está tecnificado com equipamentos modernos, conhecimento. Um produtor realmente diferente de alguns anos atrás. Estamos vivendo um momento diferente e essa atividade se transformou em precisão e necessitamos de todos os reforços como subsídio. Santa Catarina é um exemplo disso e mostra que estamos seguindo o caminho certo”.
Cristiano Nogueira de Campos, superintendente técnico da Associação Brasileira de Gado Jersey, destacou Santa Catarina como o Estado que mais representa a criação registrada no Brasil. “Chapecó está se desenvolvendo muito na raça, que é de muita produção leiteira, de qualidade e com boa genética. Essa segunda etapa do Circuito Nacional da Raça Jersey seleciona as melhores vacas para a etapa nacional que acontecerá no próximo dia 25, em Balneário Camburiu”. O juiz de São Paulo avaliou como uma das melhores etapas do circuito atribuído pela qualidade do gado apresentado em pista e espera que a etapa se mantenha no calendário para os próximos anos.
O prefeito Luciano Buligon reconheceu o trabalho desempenhado pelos produtores e suas famílias e destacou as comemorações conjuntas com o centenário da cidade. “Os criadores trouxeram os seus melhores animais e emprestaram para feira. Isso demonstra o trabalho e a credibilidade feito em harmonia.”
SUPREMA
Após a escolha da campeã da raça Jersey, os jurados Flávio Junqueira e Edson Luis Kurtz reuiniram-se para escolher a fêmea suprema entre as raças Holandesa e Jersey. Elegendo a fêmea holandesa como campeã de propriedade do criador chapecoense, Clair Eloy Dariva.
 









4ª Etapa Neogen
Um ano de parida:
1º VS 389 Korina Giller da Diamantina dos criadores Moacir e Victor Sopelsa de Irani.
Campeonato 2 anos Júnior:
1º para Egipcia II 432 Persus do Cruzeiro do criador Decio da Fonseca Ribeiro de Lages.
Campeonato 2 anos Sênior:
1º lugar para Morena Request Musket Canario F.I.V do proprietário Edesio Oenning de Braço do Norte
Campeonato 3 anos Júnior:
1º lugar para SRC Mamy Minister do Vo Guilherme do criador Nelson Eduardo Ziehlsdorff de Indaial
Campeonato 3 anos Sênior:
1º lugar VS 346 Gorgyus Headline da Diamantina, do expositor Moacir e Victor Sopelsa de Irani
 Campeonato Vaca Jovem:
1º lugar VS 346 Gorgyus Headline da Diamantina, do expositor Moacir e Victor Sopelsa de Irani de Irani
Campeonato 4 anos
1º lugar VS Amalia Celebrity da Diamantina do criador Moacir e Victor Sopelsa de Irani de Irani
Campeonato 5 anos
1º lugar VS300 Vitoria Reagan da Diamantina, do expositor Moacir e Victor Sopelsa de Irani de Irani
Campeonato vaca adulta
1º lugar Surena Giller Tenfen do expositor José Tenfen de Braço do Norte
Campeonato Vaca longeva (velha)
1º IGMA 077 Sinergy da Granja Princesa do criador Dilmar Conte

Nenhum comentário:

Postar um comentário